sexta-feira, 14 de abril de 2017

SENADOR SÁ | HISTORIA: VEJA QUEM FORAM OS ELEITOS NA PRIMEIRA ELEIÇÃO, PREFEITO, VICE E VEREADORES.

Neste ano de 2017, no mês de agosto, mais precisamente no dia 23, o município de Senador Sá completará 60 anos de emancipação política, e pensando em enriquecer um pouco mais a história senadorsaense, o CS1, traz com exclusividade o resultado da primeira eleição, que aconteceu em 03 de outubro de 1958, pouco mais de um ano após a emancipação.
A história da primeira eleição é muito rica e minuciosa, porém, nossa matéria de hoje ficará apenas no resultado da eleição em específico.
Na eleição de 1958, a primeira eleição de Senador Sá, foram candidatos a prefeitos, José Aguiar Filho (UDN) Alfredo Ribeiro Campos (PTB) e Raimundo Edson Carneiro (PSD). Foram postulantes a vice, na época votação independente, João Valdivino Batista (PTB), Francisco Rogerio Cunha (PSD) e Sancho Rodrigues Oliveira (UDN). A vereador, 19 nomes concorreram as 7 vagas disponíveis. Estavam aptos a votar naquela época 774 eleitores, a eleição como dito acima, aconteceu em 03 de outubro de 1958.
Venceram as eleições:
Para prefeito: Alfredo Ribeiro Campos, com 270 votos.
Para vice, prefeito: João Valdivino Batista, como 280 votos.
Os vereadores eleitos foram:
1.  Edmar Moreira Correia (PTB) com 70 votos (presidente da câmara)
2.  Policarpo Costa (PTB) com 60 votos.
3.  Francisco Anastácio Sampaio (UDN) com 50 votos.
4.  Jose Anésio Silveira (PSD) com 49 votos.
5.  José da Silva Santos (UDN) com 41 votos.
6.  Agenor Alves Morais (PTB) com 41 votos.
7.  João Rodrigues Alexandrino (PSD) com 30 votos.

Os detalhes de como se deu a primeira eleição virá com a conclusão do trabalho de pesquisa do nosso amigo Robson Yguana, previsto para lançamento em 2019.

Fonte: Correio Senadorsaense CS1.

Nenhum comentário: