domingo, 4 de setembro de 2016

ENTENDA COMO FUNCIONA A ELEIÇÃO PARA VEREADOR.

Você já deve ter ouvido a seguinte frase “ vereador fulano de tal foi eleito pela coligação”, mas você sabe o que isso quer dizer? Como é que funciona?  O Correio Senadorsaense CS1, te explica.

Antes de entrarmos na explicação, é preciso entender o seguinte; o prefeito é eleito pelo sistema de eleição majoritária, ou seja, quem tira mais voto (a maioria) ganha.
O sistema majoritário se subdivide e dois, sendo o simples e o absoluto. O absoluto só é válido para município que tem acima de 200 mil eleitores.
Resumindo: No simples quem tira mais voto ganha, como é o nosso caso; no absoluto, o candidato tem que tirar mais da metade dos votos válidos para ser considerado eleito, por isso existe o segundo turno, que acontece quando nenhum dos candidatos atinge esta votação.
Os vereadores são eleitos pelo sistema proporcional, o sistema proporcional foi instituído porque, segundo o TSE, quando o eleitor vota no candidato de um determinado partido ou coligação, ele acredita nas propostas daquele partido ou coligação, por isso o modelo proporcional para uma melhor representatividade do eleitor.
Para isso, usa-se a o quociente eleitoral...

Nenhum comentário: