segunda-feira, 6 de junho de 2016

ADUTORA QUE CAPTARIA AGUA NO AÇUDE TUCUNDUBA EM SERROTA, PODE NÃO SAIR!

Tucunduba-Imagem de Denilson Miranda
Foi divulgado no diário oficial do governo no dia 18 de março deste ano, que seriam construídas várias adutoras de montagem rápidas (AMRs) em vários municípios do Ceará, entre estes Senador Sá e Uruoca. A agua seria captada no açude tucunduba levada até Uruoca, onde seria tratada e de lá distribuída para os dois municípios.

Que não serão executadas o governo ainda não anunciou, mas ao que parece é apenas questão de tempo.
JUSTIFICATIVA:
As obras serão (ou seriam) construídas com recursos liberados pelo governo federal da ordem de R$ 48 milhões. Porém é preciso lembrar que o atual governo federal não é nada amistoso com o cearense, o que já configura o primeiro empecilho.
OUTRO; O governo cearense não está nada bem das pernas, como circula na mídia nacional, é o segundo mais endividado do país, com um rombo de 2,2 bilhões.
MAIS UM; O governo do Ceará já reclama da diminuição de repasse do Fundo de Participação dos Estados (FPE), anunciando inclusive não ter aumento para algumas categorias de servidores públicos este ano.
OUTRA: O Município de Senador Sá (um dos beneficiados) n’uma visão externa, não se encontra em estado de alerta com relação a seca, uma vez que foram feitos 19 poços artesianos na sede, e que estão desde o ano passado suprindo as necessidades hídricas básica dos senadorsaenses.
Com base nisso, podemos afirmar que o governo do Estado será obrigado a cancelar algumas obras das previstas, e pelas informações acima podemos acreditar que a do tucunduba será uma delas.
Município e distrito que estão previstos as AMRs: Uruoca/ Senador Sá; Pereiro; São Luiz do Curu / Croatá; Aruaru (Morada Nova); Ocará; Triangulo do Chorozinho/Timbaúba; Apuiarés; Guassussê/Igarói (Orós); Iracema; Tamboril e Mineiro.
Nota: A matéria foi feita baseada no cenário atual do Ceará, conforme mídia cearense e nacional.

Nenhum comentário: