sexta-feira, 31 de março de 2017

CEARÁ | PEIXES INFESTADOS DE LARVAS SÃO ENCONTRADOS NO RIO JAGUARIBE, EM IGUATU

É fim de mundo mesmo!
No início desta semana peixes vivos da espécie curimatã foram encontrados infestados de larvas em Iguatu no Ceará. O caso veio à tona após um morador denunciar a situação. O mesmo havia comprado um peixe e ao abrir o animal o encontro cheio de larvas, inclusive na carne, o peixe foi pescado no Rio Jaguaribe na localidade de Oixá.
Logo após a denúncia a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) foi enviada ao local e constatou a veracidade dos fatos. A vigilância sanitária de Iguatu foi acionado para tomar as providencias necessárias, que de imediato recomendou a suspensão da pesca e venda de peixes do Rio Jaguaribe, na localidade de Oixá, em Iguatu, na região Centro-Sul do Ceará.
Ao “tribuna do ceará”, especialista falaram que o caso pode estar relacionada ao baixo nível do reservatório.
“Como o açude está muito próximo da terra, é normal acontecer, porque os peixes já tem os parasitas, quando aparece algum parasita, bactérias, eles são monitorados durante a quarentena, revela.
O caso também pode estar relacionado com a poluição do rio.

Amostra de peixes com larvas foram enviados para O Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen) e o resultado concreto deverá estar pronto em 10 dias.
Até o momento o hospital de Iguatu não havia recebido nenhum paciente com problema relacionado ao consumo de peixes.

Com informações, do O povo Online do tribuna do ceará.


Nenhum comentário: