segunda-feira, 11 de setembro de 2017

SOBRAL ESTÁ ENTRE OS CINCO MUNICÍPIOS COM MAIOR PIB NO CEARÁ

Com um percentual de 12%, Sobral está em primeiro lugar no comprometimento de receitas públicas na economia local, entre as cinco cidades cearenses com maior Produto Interno Bruto (PIB). Com isso, está à frente de Fortaleza, Maracanaú, Caucaia e Juazeiro do Norte.

O "Eldorado do emprego", apregoado desde a captação de indústrias, mantém ainda não apenas a dependências das transferências da União e Estado, como revela a geração de demandas não atendidas para a população que cresce na periferia.
Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O destaque de Sobral entre as cidades brasileiras no investimento em educação e na captação de indústrias como a Grendene, fez o município crescer em termos populacionais, como reconhece o coordenador de Política Econômica da Secretária do trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE) do Município, Leon Sousa.
Leon disse que essa atração de pessoas de cidades vizinhas por Sobral, quer pela oportunidade de emprego ou para se ter acesso aos serviços essenciais, inclusive a Saúde, fez com que se gerasse um crescimento desordenado em algumas áreas da sede, particularmente nas regiões periféricas. Para se ter uma ideia, o polo calçadista chegou a oferecer mais de 23 mil postos de trabalho, mas com a crise econômica, houve uma baixa de contratação do emprego formal.

(Via Sobral em Revista)

Nenhum comentário: