sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

NOVA DOENÇA CHEGOU AO CEARÁ

Uma doença ainda não identificada pela comunidade medica surgiu recentemente no nordeste do Brasil, mais especificamente no estado da Bahia. A doença que deixa a urina escura (preta), está sendo chamada apenas de “Mialgia aguda a esclarecer” ou “ Doença da Urina escura”.

A doença foi registrada inicialmente há um mês na Bahia, onde ocorreram 52 casos da enfermidade. Desses, foram computadas duas mortes em pacientes que tiveram a doença.
A enfermidade é caracterizada por fortes dores na região cervical, do trapézio e membros superiores além de urina com coloração escura e insuficiência renal.
MÁ NOTÍCIA.
Na última quinta-feira (12), segundo jornal o povo online, a Secretaria Estadual da Saúde do Ceará (Sesa) notificou a ocorrência de três casos da doença misteriosa no Ceará.
Segundo a nota técnica da Sesa, os três casos no Ceará estão sendo investigados com realização de coleta de amostras dos pacientes para diagnóstico laboratorial. Os testes estão em fase de análise, de acordo com a Sesa.
Os pacientes com suspeita da doença no Ceará apresentaram dores musculares intensas principalmente a região cervical, membros inferiores e superiores além da mudança na tonalidade da urina (variando entre vermelho escuro e castanho).
A orientação da Sesa é de que os profissionais de saúde notifiquem e colham amostras (fezes, urina e sangue) para diagnóstico laboratorial em casos semelhantes.
Como as causas da doença ainda não são conhecidas, o tratamento recomendado é para o alívio dos sintomas, além de observar a coloração da urina. O uso de anti-inflamatórios não é recomendado, para que não haja sobrecarga renal.


Com informações do O Povo Online.

Nenhum comentário: