quarta-feira, 27 de março de 2019

ARENINHA DE SENADOR SÁ LEVARÁ O NOME DE RUBANO LOPES.


Atualizada em 28/03/2019, as 06:10.
De iniciativa do Deputado Estadual Zezinho Albuquerque (PDT), foi denominada oficialmente URBANO DA SILVA FERREIRA, nome de bastismo do popular RUBANO LOPES,  a  ARENINHA do município de Senador Sá/CE. O equipamento instalado por traz dos três poderes no centro da cidade, foi construído pelo Governo do Estado Ceará e deverá ser inaugurado neste ano de 2019.

A Areninha foi anunciada na vinda do governador ao município no dia 02 de fevereiro de 2018. No dia 1º de março desse ano, foi dado entrada na assembleia legislativa, o requerimento de autoria do então presidente da casa, Zezinho Albuquerque, requerendo o nome da recém anunciada Areninha.
O projeto de lei de nº 44/18 foi aprovado em 17 de dezembro de 2018 e sancionado pelo governador Camilo Santana, transformado em lei sob o nº 16.787 de 27 de dezembro de 2018, publicado no diário oficial no dia 02 de janeiro de 2019. (Abaixo na integra a justificativa do projeto). Urbano, ou Rubano, como era mais conhecido é mais que merecedor da homenagem.
Do blog
Escutei de alguns e vi em outro meio a tentativa de plantar discórdia quanto à escolha do nome, porém desnecessária. Quanto ao mérito da escolha com certeza é do genro do homenageado, no entanto, acredito que se dependesse da situação ninguém mexeria uma palha para que assim não fosse, afinal Rubano, até onde se sabe, foi um histórico apoiador e até financiador da política de Sancho, que era, e é (em parte) a mesma do Alex, ao qual o mesmo contribuiu para a primeira e segunda vitória, 2009 e 2012, respectivamente, e que hoje é a mesma 'situação'. Portanto, tirando a picuinha política (que querem, e vão fazer) é uma escolha mais que certa e justa para a homenagem.
No centro Urbano Lopes na campanha de Alex,
Comício no Distrito de Salão(set 2012)
Morte

 Rubano era um comerciante senadorsaense, amante de futebol, fez parte da seleção municipal, foi um dos co-fundadores do botafogo, time ao qual jogou até onde a idade permitiu, faleceu em 21 de dezembro de 2012 aos 50 anos, vítima de um AVC.
No centro, Urbano lopes, na seleção de Futebol de Senador Sá
foto de ? 1985, 88. (arquivo do Radialista Carmelo)

Multidão no cortejo do último de Adeus de Urbano Lopes(2012)
Íntegra da justificativa do projeto 44/18:

"JUSTIFICATIVA


URBANO DA SILVA FERREIRA, nasceu no dia 16 de abril de 1961, na cidade de Bacabinha, no Maranhão. Filho de Aristides Lopes Ferreira e Laurentina Gomes da Silva, Urbano era irmão caçula dentre oito homens e tinha cinco irmãs. A família do senhor Aristides regressou ao Ceará, instalando-se em Senador Sá, no ano de 1962. Urbano, com três meses, foi batizado nesta localidade. Sua infância no interior de “Penedo” foi bastante resumida, já que em 1967 teve que vir para cidade a fim de dar início aos estudos. Cursou até a 4º ano do ensino fundamental sendo um aluno destaque nas ciências exatas. Infelizmente não pode dar continuidade aos estudos, já que o município, na época, não oferecia mais que o ciclo inicial e não havia transporte para a remoção dos alunos até outro município. Por conta disso. Urbano não teve mais alternativa a não ser trabalhar na mercearia de seu irmão. Zé Lopes, como atendente.
Aos onze anos ganhou confiança do pai e foi trabalhar como sócio, do próprio pai, em uma mercearia. Como tinha carisma e uma forma humorística peculiar, além de ótima clientela e seu comércio começou a se destacar lhe rendendo muita popularidade e reconhecimento e, aos quartorze anos comprou a franquia de seu pai e deu sequência ao trabalho conduzindo seu próprio negócio.

A segunda conquista veio aos dezessete anos, quando urbano, por mérito e esforço conseguiu comprar sua moto, uma façanha para a época, pois apenas seu irmão “Zé Lopes” tinha conseguido tal feito. Também teve grande destaque no esporte de nosso município como um grande jogador de futebol e como dirigente desse esporte, sendo exemplo de ousadia e determinação para atletas futuros.

Casou-se com Cira Maria de Jesus, no dia 18 de agosto de 1986. Dessa linda união nasceu “Diego”, o primogênito, que teve precocemente sua vida ceifada, aos vinte e três anos, por um trágico acidente e também mais duas filhas. Mikaele e Luana. Urbano era um homem totalmente focado e dedicado, em primeiro lugar a família e depois ao seu trabalho como servidor da população, em sua mercearia, onde trabalhou quarenta anos e deixou sua contribuição e seu legado à todos os senadorsaenses.

Pelo exposto, tenho a certeza de que os nobres pares desta Augusta Casa Legislativa emprestarão o necessário apoio à presente proposição, conferindo a sua tramitação o necessário empenho, para que no espaço mais breve venha assim, esta proposta a ser transformada em realidade.

PAÇO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, aos 28 de fevereiro de 2018.

JOSÉ ALBUQUERQUE
DEPUTADO"

EM TEMPO:


O blog tomou conhecimento, posteriormente a esta publicação, que no dia 15 deste mês, na última sessão ordinária, foi votado durante a plenária, o projeto de lei de autoria do executivo municipal, que denominava a referida Areninha de RAIMUNDO RODRIGUES BASTOS (Raimundo Mamede) recentemente falecido, pai do senhor Castelo Rodrigues Bastos, atual presidente da câmara.
A iniciativa, de acordo com uma fonte que não quis se identificar, é porque a competência de legislar sobre assuntos pertinentes ao município cabe a legislativo local e não ao estadual, disse ainda que a questão não é o nome, mas a forma como foi feita, pois foi uma decisão arbitrária que descumpre os ritos da democracia e da administração pública, e que está sendo usado para disseminar inverdades sobre a aquisição do referido bem.
O projeto de lei foi aprovado pelo colegiado, por 6 votos favoráveis e uma abstenção. O blog do Jackon Souza que acompanhou a sessão, noticiou que durante a fala dos parlamentares a edil Maria Do Carmo Araújo, comentou “que a casa deve (ria) votar o projeto e que a justiça julgue quem tem a competência para o mesmo...”

Em resumo, a Areninha agora tem dois nomes aprovados por lei, Urbano Lopes e Raimundo Mamede, à justiça resta decidir qual deste deve permanecer.

Sobre Raimundo Mamede:
Raimundo Rodrigues Basto, nasceu em 5 de maio de 1945. Ingressou na política na década de 80, em 1982 foi eleito vereador pela primeira vez. Em 1988 foi candidato a vice-prefeito ao lado Rui Aguiar e elegeu a vereadora neste mesmo ano sua esposa Maria Anita Rodrigues Bastos; em 1992, foi candidato vice na chapa encabeçado por Nenen Mesquita. Em 1996 indicou novamente sua esposa e a elegeu; em 2000 foi novamente eleito; assim como se sucedeu em 2004. Em 2008, ficou na 1ª suplência. Em 2012, indica e elege Cristina Rodrigues Bastos, sua filha; em 2016 seu legado político foi transferido para o seu filho Castelo Rodrigues Bastos, atualmente vereador.
Raimundo Mamede foi um grande foi um grande benfeitor do município de Senador Sá, foi fazendo o bem que conquistou o respeito e reconhecimento na política local, motivo pelo qual permaneceu tanto tempo nesse meio e permanece até hoje na pessoa do filho, ao qual herdou nome, prestigio e votos.
Raimundo Mamede foi um dos maiores doadores de terra a cidadão comuns no âmbito deste município na década de 90, o bairro do matadouro por exemplo, tem suas origens nas doações de ‘pedaços de chão” dado em forma de posse a quem não tinha um lar e precisava se instalar na cidade. Além da terra, dava a permissão para trabalhar e extrair a madeira para construção de suas casas em suas propriedades, algo raro na época. Era um dito servidor do povo, ajudando no que podia e como podia sem distinção, hora ou lugar.
Raimundo Mamede, faleceu em 14 de novembro de 2018, aos 73, também vítima de um AVC.

Um comentário:

  1. E o projeto aprovado pelo vereadores de Senador Sá, que destina outro nome e ainda revoga iniciativas anteriores? De fato o nome é viável e uma homenagem merecida. Em fim, o projeto que teve o apoio de seis vereadores, sendo os cinco da situação, está ai. Como foi dito em sessão "que a justiça descida", mas de fato não precisava dessa "novela mexicana". Afinal, haverá oportunidade para ambas homenagens...

    ResponderExcluir

Este espaço é seu, pode comentar!